António Augustus, um dos primeiros criadores de moda de autor nacionais, faleceu este Domingo, dia 20 de Abril, com 64 anos.
A carreira do costureiro e designer começou em Angola, em 1973, onde abriu a sua primeira loja, depois de estudar em Londres e Paris. No entanto, desde pequeno que gostava de ajudar a sua mãe na costura.
Ao regressar a Portugal, em 1975, manteve-se no mundo da moda, abrindo, no ano seguinte, uma loja em Lisboa, na qual utilizou o nome Augustus, a marca que, a partir dessa altura, manteve sempre o mesmo nome.
Em 1979, a sua visibilidade a nível nacional ganhou um grande impulso, com a organização de uma colecção-evento: um desfile a bordo de um avião da TAP, que repetiu dez anos depois.
Augustus vestia mulheres como Amália Rodrigues, a então primeira-dama Maria José Rita, e a pintora Maluda. Fátima Lopes era uma grande amiga do designer, mas apenas partilhou um único evento com a designer, em Luanda.
A presidente da associação ModaLisboa, Eduarda Abbondanza, referiu-se a António Augustus como um nome de referência, junto com Ana Salazar ou Jorge Virgílio. "Era uma pessoa que vestia muita gente em Portugal e fora do país, e era sobretudo um trabalho de atelier, de criação de modelos para uma pessoa em particular", explica.
António Augustus estava internado há uma semana, e faleceu com cancro. O funeral vai realizar-se na próxima segunda-feira, na Basílica da Estrela.
Joana Costa
0 Comentários:
Enviar um comentário