terça-feira, 5 de novembro de 2013

Natalie Chanin
Foto de: Billy Farrel Agency / elle.com

Natalie Chanin, fundadora e designer da Alabama Chanin, ganhou o grande prémio CFDA/Lexus Eco-Fashion deste ano. Chanin vai receber 75.000 dólares e terá os seus modelos costurados à mão à venda na ABC Carpet & Home.

Esta competição, lançada pela primeira vez em 2010 como resposta ao compromisso que tanto a CFDA como a Lexus têm com design e produção sustentáveis, visa reconhecer designers que seguem práticas responsáveis e exemplares. 

Pullover Alabama Chanin
Foto retirada de: maireclaire.com

A escolha do vencedor, anunciada no dia 29 de Outubro, teve em conta o trabalho e dedicação que cada um dos concorrentes mostrou, no passado ano, para manter um design sustentável e, ao mesmo tempo, para criar looks de qualidade.

Chanin está baseada em Florence, Alabama, e produz toda a sua colecção a partir desta cidade, embora a mesma esteja fora dos grandes circuitos da indústria. Alabama Chanin tem mais de uma dúzia de trabalhadores a tempo inteiro e 30 colaboradores independentes. As suas peças são feitas de algodão 100% orgânico vindo do Texas. Os seus designs são pouco convencionais, folclóricos até, mas com um ar chique e requintado. 

Designs Alabama Chanin
Foto retirada de: alabamachanin.com

Segundo Chanin, "tem sido um trabalho enorme e isto [o prémio] vai ajudar-nos imenso". No Website oficial podemos ver a resposta da designer a este prémio: "As nossas práticas de design e produção responsáveis e sustentáveis vão crescer ainda mais graças ao CFDA/Lexus Eco-Fashion Award. Honra-me ser a vencedora do grande prémio de 75.000$".

Natalie Chanin, vencedora do CFDA/Lexus Eco-Fashion Award
e segundos classificados Mark Davis, Britt Cosgrove e Marina Polo
Foto retirada de: fashionista.com

Os segundos classificados, Mark Davis, Britt Cosgrove e Marina Polo, irão receber 5.000$ cada. 

Apesar da moda sustentável ser um tópico muito actual e globalmente reconhecido, as práticas sustentáveis e ambientalmente responsáveis ainda não foram amplamente aplicadas pela indústria, mas, tal como na indústria alimentar, também a moda está a avançar, lentamente, para uma norma mais socialmente consciente.

A grande vencedora, cuja marca cria eco-clothes há mais de dez anos, deixa alguns conselhos para os designers mais jovens que queiram seguir um caminho ecológico e não saibam o que fazer nesse sentido: "Eu não acho que haja uma resposta única, mas acho que começa pelos materiais. Comérico justo é a segunda parte e, finalmente, quanto mais transparente um designer escolher ser, desde o início, mais fácil é manter-se no caminho certo".

Joana Costa

blogger templatesblogger widgets

0 Comentários:

Enviar um comentário