segunda-feira, 14 de outubro de 2013


O segundo dia da ModaLisboa é, sem sombra de dúvidas, o dia mais cheio e cansativo. Enquanto o primeiro dia funciona quase como uma introdução, o dia que o segue torna-se num corrupio de jornalistas, fotógrafos e convidados que se deslocam de desfile para desfile.

Neste segundo dia, pudemos verificar que já começam a surgir algumas tendências para a Primavera-Verão 2014. As mais óbvias observam-se nas cores escolhidas. O verde menta, rosa bebé, azulão, os nudes, mauves, taupes, cinzentos e o clássico preto e branco invadiram a passarela. Também as transparências, silhuetas longas e cortes rectos, que assumem formas de quadrados e rectângulos, surgem como tendência para a próxima estação. Os metálicos ganham uma amplitude especial, sendo usados em pequenos apontamentos ou em full look, e os crop tops, ressuscitados dos anos 80-90, aparecem em diversas colecções.

A Primavera-Verão 2014 é brilhante, descontraída, desportiva e romântica, com propostas de prints marcadamente gráficos e esteticamente muito apetecíveis.

Luís Buchinho foi o primeiro designer a desfilar as suas peças na Praça do Município. A colecção "Página em Branco" já tinha sido vista anteriormente na Semana da Moda de Paris pelo que, para quem segue as semanas da moda internacionais, não se revelou grande novidade.

Apesar disso, é sempre diferente ver ao vivo do que em fotografia. Existe todo um conjunto de factores num desfile que se perdem numa fotografia, tais como a música que acompanha o desfilar das peças, o movimento dos tecidos, o caimento, as texturas e as sensações de "ahhhh", "ergh...", "wow" que só se sentem quando se está a centímetros de distância da passarela.

O designer seguiu a sua estética habitual, propondo coordenados bastante estruturados cheios de drapeados assimétricos. Entre tons suaves, misturados com preto e azul, Luís Buchinho mostrou uma vez mais o motivo pelo qual é um dos designers portugueses mais aclamados. A sua apelação ao feminino faz qualquer mulher ficar apaixonada pelas suas peças.

Fotografias oficiais ModaLisboa, por Rui Vasco
Sapatos Helsar, Jersey: ATB

Valentim Quaresma seguiu-se a Luís Buchinho, tendo apresentado no edifício dos Paços do Concelho. "Caos" foi o nome escolhido para baptizar uma colecção elaborada essencialmente em malha metálica. As formas geométricas são uma das mais evidentes características deste designer e estiveram predominantemente presentes nesta colecção. De referir igualmente a mistura de estilos entre o barroco, tribal e gótico, o que resultou numa colecção com carácter futurista.


Ainda na mesma sala, Os Burgueses apresentaram as suas propostas para a próxima estação. Contrariando a colecção apresentada na edição TRUST, onde a dupla de designers optou pela coordenação de looks a preto e branco, nesta edição viram-se cores e mais cores transportadas em padrões visualmente chamativos, interessantes, jovens e irreverentes.

"002 License to go Bananas" resultou da colaboração com Sara França, designer recém-licenciada convidada pela dupla Mia e Eleutério que formam Os Burgueses. Da parte do Trend me too têm licença "to go bananas" sempre que quiserem. Gostaríamos de ver mais vezes este tipo de colaborações entre recém-licenciados e designers com alguma experiência de mercado.

Prints: Justine Tasak
Cabelos: Nuno Souto

Voltando à Praça do Município, Ricardo Dourado presenteou-nos com uma das melhores colecções do dia.  Conhecido pelo seu estilo urbano-desportivo e escolha de músicas animadas, o designer mostrou propostas muito ricas a todos os níveis. Desde os acessórios ao styling (madeixas azuis e tranças), passando pelas cores e padrões, "Drop the City" fez mesmo a cidade cair. Cair de encanto, neste caso.

A geometria, os cortes, as riscas, os quadrados, o azul, o rosa, o verde... O volume, os prints, os metalizados... As golas altas em plena Primavera, pensando na meia-estação... A fluidez, o movimento, as simetrias e assimetrias... As aberturas e silhuetas longas.  Houve de tudo um pouco. É Dourado e basta.


Marta F. Cardoso

blogger templatesblogger widgets

0 Comentários:

Enviar um comentário