segunda-feira, 14 de outubro de 2013


Com o fecho do desfile de Ricardo Dourado, chegou a altura de mudar de sala. Passámos da Praça do Município para o Pátio da Galé, local onde se realizaram todos os desfiles seguintes. E se na edição passada, e noutras ainda mais distantes, tínhamos de andar de um lado para o outro a mil e com poucas condições para trabalhar, este ano, no que diz respeito à organização da ModaLisboa, verificámos que existiram esforços por manter a imprensa e os convidados confortáveis. 

Voltando à dinâmica dos posts anteriores, falemos das colecções. Dino Alves, o l'enfant terrible da moda nacional, apresentou um conceito interessante na passarela. Nomeada "2D", a colecção Primavera-Verão 2014 do designer surge como uma resposta à sofisticação da tecnologia 3D, opondo-se desta.

Esta inspiração deu o mote para a construção de silhuetas quadradas e planas, onde, de forma simples e natural, se observavam algumas aberturas e simetrias. Devido à maquilhagem escolhida, bastante carregada e intensa, os manequins fizeram-nos lembrar bonecos de Lego ou de Playmobil. Surgiram mais tons metálicos, várias pregas, golas, diferentes texturas e materiais. A única indicação que deixamos foi o facto de algumas peças, nomeadamente saias, serem demasiado curtas e reveladoras.


Kamil Sobczykguest designer desta edição, resultante do intercâmbio estabelecido com a Polónia,  abre o seu desfile com Mauro Pereira Lopes. "Yaeger" revelou ser uma colecção essencialmente masculina, com propostas também para o sexo feminino. Marcada por decotes profundos, tailoring, pormenores metálicos, azulão, preto, branco, simetrias e transparências, esta foi uma apresentação bastante completa de vestuário funcional e comercial, visto funcionar para várias idades e ocasiões.

Sobczyk apresentou peças elegantes que, ao mesmo tempo, conotavam um feeling desportivo e casual. Destaque para os pormenores em corres garridas, nomeadamente vistos nos forros.


A seguir à Polónia, veio o Brasil. A marca Cia. Marítima esteve, uma vez mais, presente na ModaLisboa apresentando as suas propostas de beachwear para a próxima estação. Foi uma colecção marcada, como sempre, por padrões garridos e tecidos fluídos.
Fotografia oficial ModaLisboa, por Rui Vasco

Marta F. Cardoso

blogger templatesblogger widgets

0 Comentários:

Enviar um comentário