quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Deborah Turbeville em filmagens em França
Foto retirada de: theaesthete.com

Deborah Turbeville, fotógrafa de moda, faleceu de cancro do pulmão, em Manhattan, no passado dia 24 de Outubro. 

Turbeville trabalhou como modelo para Claire McCardell e como editora no Harper's Bazaar e na Mademoiselle antes de se dedicar, a sério, à sua carreira em fotografia.

As fotografias de Turbeville apresentam uma visão refrescante com um cunho pessoal e, por vezes, alguma controvérsia. Em cenários românticos envoltos em mistério e drama, a fotógrafa cria imagens femininas e elegantes que despertam o interesse do espectador.

Como memórias ficam as suas fotografias, consideras pela própria como "extremamente femininas". O seu trabalho irá sempre ficar lembrado como "instintivo e espontâneo", tal como a fotógrafa referiu numa entrevista ao Style.com em 2012.

O seu gosto por arquitectura serviu de inspiração para fotografar diversas cidades, entre as quais São Petersburgo, na Rússia, Budapeste, na Húngria e Versalhes, em França. Os resultados destas viagens foram publicados na revista Traveler e noutras publicações. E os seus trabalhos fotográficos na área da moda figuraram em revistas como a Vogue W, Vogue Pelle, e The New Yorker

Livro "Casa No Name", 2009, de Deborah Turbeville
Foto retirada de: nytimes.com

Deborah Turbeville trabalhou com grandes nomes. A fotógrafa Diane Arbus, a estilista e editora Polly Mellen e a editora Isabella Blow fizeram parte do seu percurso profissional. Turbeville publicou "Unseen Versailles", em 1982, "Past Imperfect" e "Casa No Name", em 2009, juntamente com dois livros, um dedicado à cidade de Newport e outro a São Petersburgo.

As suas fotografias foram expostas no Museu Hasselblad, na Suécia, no Museo Contemporaneo, no México, no Museu Kunst, na Finlândia, assim como noutras instituições; e os seus prémios incluem o ICP Infinity Award for Applied Photography e o Lucie Award for Fashion Photography

O seu agente, Marek Milewicz, que trabalhava com a artista há 36 anos, descreve-a como uma "enciclopédia de cinema, cultura e escrita" que acreditava no que fazia e seguia a voz da sua criatividade.

Fotografia de Deborah Turbeville
publicada na revista NOVA, em 1973
Fotografia de Deborah Turbeville
publicada na Vogue US, em 1975
Fotografia de Deborah Turbeville
publicada na revista Mirabella 1992
Fotografia de Deborah Turbeville
publicada na Vogue Pelle, em 1982
Fotografia de Deborah Turbeville, 2011
Vestidos Valentino
Joana Costa

blogger templatesblogger widgets

0 Comentários:

Enviar um comentário