quinta-feira, 31 de outubro de 2013

"É preciso inovar, mas há limites."

Este vídeo, publicado com a frase acima citada, num site de humor, foi em tempos partilhado na página de Facebook do Trend me too. Na altura, foi-me pedida a opinião face ao mesmo. Hoje partilho-a no blogue para que a mesma possa chegar a mais pessoas.

Para começar, há vários aspectos que devem ser tidos em consideração, de entre os quais se enquadram a inovação/criatividade vs a usabilidade/comercialização das peças em questão. 

Aprendi ao longo dos tempos que os textos só ganham puro significado quando inseridos num contexto. Isto serve para tudo na vida. A frase "hoje não vai chover" pode ganhar, por um lado, um carácter meramente informativo se for dita por um meteorologista e, por outro lado, pode ser entendida como tendo um tom de desespero se for dita por um agricultor que necessita de água para a manutenção do seu negócio, a agricultura. Porém, esta mesma frase, solta, sem se saber quem a pronunciou e em que contexto o fez, é apenas uma frase com múltiplos significados.

Estes sapatos em questão funcionam exactamente como esta frase que dei como exemplo. Por si só, funcionam como uma mera peça ou acessório. Contudo, poderão tanto fazer sentido num dado contexto, como não fazer sentido nenhum noutro. Pensemos em editoriais de moda vs usá-los na rua e entenderemos logo à partida aquilo que quero dizer.

Impor limites à inovação é o mesmo que manter animais em cativeiro recriando os seus habitats naturais. Parece muito bonito, mas na realidade eles não são livres.

Marta F. Cardoso

blogger templatesblogger widgets

0 Comentários:

Enviar um comentário