quinta-feira, 28 de junho de 2012


Aqui fica o 7º artigo que escrevi para a Justimpress!
Espero que seja do vosso agrado 

Olá a todos!

Esta semana decidi escrever acerca de um tema mais banal do que aqueles que vos tenho trazido. Contudo, é, ao mesmo tempo, um tema mais divertido. Quando penso em diversão, penso em cor e é sobre isso mesmo que vos quero falar.

Tenho uma paixão desmedida por cores. O que mais me fascina são as inúmeras combinações que resultam da utilização de cores diferentes. Existem milhares delas por este mundo fora, umas mais saturadas do que outras, outras mais neutras e umas menos impactantes. Porém, todas elas são belas e não existe uma única cor que eu não goste (apesar de não ser avidamente fã dos cor-de-rosa).

Quando se fala em cor neste meio, é impossível não referir a Pantone. Quem está dentro do mundo do design não pode de forma alguma não conhecer ou não saber do que a Pantone se trata. O mesmo serve para o design de moda. Qualquer designer sabe o que é a Pantone e aquilo que ela representa para a indústria.

Assim sendo, em tom informativo e de uma forma concisa, a Pantone é, basicamente, uma ditadora de tendências. Conhecida pelos seus sistemas de cores utilizados em todas as indústrias gráficas, a Pantone foi fundada em 1962 por Lawrence Herbert. Com sede em New Jersey, esta empresa começou por produzir pequenos cartões de cores para a cosmética. Contudo, rapidamente foi sentida a necessidade de criar um sistema de cores em formato de livro. Assim, em 1963, nascia o primeiro sistema de cores da Pantone que consistia num grande número de cartões impressos com uma série de cores da mesma família, tendo cada uma a sua própria referência. Desta forma, num determinado cartão, era possível encontrar, por exemplo, a cor encarnada, sendo que o tom da mesma ia variando de claro para escuro ou vice-versa. Hoje em dia mantém-se a mesma lógica.

Anualmente, os Guias Pantone (como são chamados os livros de sistemas de cor) são revistos, reformulados e rearranjados, podendo ser adicionadas novas cores a cada ano que passa. O intuito destes Guias é o de proporcionar aos profissionais de design (sejam eles do ramo imobiliário, da moda, da arquitectura ou de qualquer outra indústria) uma forma prática de escolher as cores desejadas para utilizar nos seus trabalhos. Assim, basta indicar as referências das cores escolhidas que a empresa tratará do resto.

No que diz respeito à área da moda, a Pantone revela-se extremamente importante porque, como já havia dito, é uma ditadora de tendências. É ela que elege a cor-tendência do ano e é ela que dita as cores que se irão usar em cada estação. Para isso, anualmente e semestralmente, estão disponíveis diversos relatórios sobre este assunto. Deixo-vos com os links dos relatórios de 2012:


Existem muitos mais serviços disponibilizados por esta companhia. Contudo, creio que o essencial já foi dito. Para os mais curiosos, deixo-vos com um link para um vídeo excepcional que amo ver e rever vezes sem conta e com um link para um site que vos explica qual é a cor que melhor vos define, baseando-se na vossa data de nascimento. A minha é a Red Clay e, de facto, diz muito sobre mim e encaixa-se dentro do espectro de cores que mais gosto, visto que a minha cor favorita é o encarnado-sangue.

Vídeo

Espero que tenham gostado e até 5ª Feira!

Marta F. Cardoso

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Qual é a cor que te define?

Hugs and smooches,
Mar

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