quarta-feira, 8 de julho de 2015


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Ainda de madrugada, partimos de Lisboa. Sem horas de sono gastas, apenas com a certeza de que a felicidade nos governava, conseguimos, dois estreantes no mundo aéreo, lidar com um voo até Munique seguido de uma escala para Tegel, em Berlim.

Voar entre sonhos e objectivos, trabalhando para alcançar o sucesso, enquanto sorrimos por entre lágrimas, não é fácil. Voar numa caixa de metal assustadora a milhares de quilómetros do chão, acreditem, também não o é. É apavorante, agonizante. Uma sensação de perda de controlo total, como se o nosso corpo saísse de si e andasse a levitar e voltasse a entrar dentro de nós. Não foi fácil, principalmente o voo de Munique para Tegel, que teve algumas complicações de turbulência e a aterragem foi difícil, mas conseguimos.

Encontrámo-nos, passadas umas horas de termos deixado a nossa terra mãe, com todos aqueles que vieram também de Portugal para ver e viver o mesmo que nós pela primeira vez: o evento Potsdam NOW, inserido na Semana da Moda de Berlim, que contou com a participação de três designers portugueses, filhos do Bloom, plataforma do Portugal Fashion que apoia os jovens criadores: Daniela Barros, Hugo Costa e Susana Bettencourt.

O local do evento, Schinkelhalle, era um local simpático e amplo. Bem organizado, com múltiplos pontos de interesse, soube receber bem o povo português que está habituado à hospitalidade, simpatia e franqueza nos sorrisos. 

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Ainda antes de se dar início aos desfiles, a ideia que pairava no ar, e na nossa cabeça, era a de que o design de moda português, cada vez mais, se caracteriza pela sua qualidade e profissionalismo. Os desfiles a que assistimos foram um exemplo vivo disso. Isso mesmo: vivo. A entre-ajuda entre designers foi constante, a forma como se organizaram foi exemplar e a qualidade das peças que desfilaram pela catwalk alemã mostrou-se ser exímia. 

A moda portuguesa nasceu, em teoria, há quase 25 anos atrás mas é agora, no presente, que tem ganho a sua maturidade, que tem delimitado uma estrutura e que tem construído uma identidade muito própria e distinta. Muito em parte tudo isto se deve à grande aposta de associações de moda em Portugal: a ModaLisboa e o Portugal Fashion.

Falando do que nos trouxe até terras alemãs, o Portugal Fashion, que comemora este mês 20 anos de existência, tem sido uma plataforma de apoio fenomenal para os novos criadores, dando-lhes perspectivas de mercado e potenciando o seu rápido, mas conciso, crescimento. 

A aposta no ramo internacional tem sido grande: desde Madrid a Viena, passando por Paris e Londres, o Portugal Fashion viveu-se agora na Alemanha pela primeira vez, num local onde nunca antes a moda portuguesa tinha ido.

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Hugo Costa abriu os desfiles dos designers portugueses, apresentando "INDIVIDUAL", a sua colecção para a Primavera-Verão 2016 marcada por peças oversized e unissexo, bastante desportivas, urbanas e que se inserem dentro de um estilo streetwear que o designer gosta de explorar. O azul foi intenso, de grande destaque, e muito presente, se não mesmo omnipresente, tendo sido iluminado por brancos imaculados e muito límpidos. Uma colecção que representa a identidade de Hugo Costa, cada vez mais única e muito própria, seguindo a ideia da conjectura do mercado de moda português.

No final do desfile, aplausos e champanhe, assim como sorrisos de modelos que adoraram usar as suas peças e de produtores que viram o seu trabalho tomar forma. Como é bom sentir a realização pessoal a pairar no ar. 

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A Hugo Costa, seguiu-se Daniela Barros no line-up das apresentações com a mostra da pré-colecção de "RK_001", uma reinterpretação e desconstrução de elementos clássicos masculinos, marcada por uma silhueta desestruturada e oversized. O preto total foi marcante, tendo este sido a base para o surgimento de cores neutras, iluminadas por brancos. A grande surpresa foi o uso de materiais tecnológicos e de pele de peixe. 

Muitos abraços, sorrisos e trocas de carinhos inundaram o backstage, no final do desfile da designer. E, se esta colecção foi um preview do que iremos ver em Outubro, mal podemos esperar para que o Verão passe.

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Por fim, fechando o primeiro dia do evento e as apresentações dos designers portugueses, chegou a vez de Susana Bettencourt pisar a passarela com as suas criações. "WAYS OF SEEING" foi o nome escolhido para a colecção Primavera-Verão 2016, tendo sido precisamente inspirado no olho humano e no trabalho de Judith Watson, criadora de têxteis que utiliza uma ampla variedade de técnicas e de linhas. Assim, esta colecção, como é habitual, destaca-se pelo trabalho com as malhas, apenas com a particularidade de se notar uma liberdade maior na manipulação dos materiais, tendo a designer apresentado várias técnicas, contrapondo-as umas com as outras. 

Uma vez mais, no final do desfile, houve muita celebração. Modelos e designers abraçavam-se, produtores sorriam, maquilhadoras acenavam em gestos de "não poderia ter corrido melhor", fotógrafos arrumavam o material, voltando a desarumá-lo para apanhar mais fotografias... Por esta altura, a noite já ia alta. Contudo, apesar do escuro, a felicidade era visível.

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Os três designers nacionais deixaram a sua marca em Potsdam e Potsdam nunca mais será a mesma, pois se era bonita, agora, tornou-se ainda mais.

No dia seguinte, chegou a altura de partirmos para Lisboa, não sem antes visitar Berlim, uma das capitais europeias da cultura. Após um breve passeio, regressámos ao aeroporto de Tegel onde o avião nos levaria até Frankfurt, cidade onde fizemos escala. De Frankfurt voámos para terras lusas, tendo voltado a casa com a intensa sensação de que, de facto, somos um povo capaz, um povo com qualidade, um povo com amor àquilo que faz.

Ter estado na Alemanha, na Semana da Moda de Berlim, foi incrível. Mas, ainda mais incrível, foi ter visto três pessoas da nossa pátria, que partilham o nosso sangue nacional, a dar tudo por tudo para que o nosso país possa brilhar, crescer e evoluir.

Marta F. Cardoso

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