terça-feira, 24 de março de 2015



Estamos em altura de Portugal Fashion, aquele que é o evento que cada vez mais se faz crer ser a "Semana da Moda de Portugal". Após passagens por Madrid, Londres e Paris, o evento segue para o nosso país, embrião desta iniciativa da ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários.

Ocorrerá nos próximos dias 25, 26, 27 e 28 de Março e será a prova expansionista que liga os dois corações de PortugalLisboa e Porto, sob artérias percorridas por criatividade e moda.

Enquadrado no tema REFLECTOR, e comemorando o seu 20º aniversário, o Portugal Fashion mostra ser uma plataforma com cada vez mais meios de comunicação e entidades a darem exposição à moda nacional.

Assim, o tema desta edição ambiciona a imagem de uma indústria coesa, dinâmica e com resistência suficiente para se estender ao panorama da indústria internacional. É um tributo à moda portuguesa e à forma de se expressar uma identidade cultural.


O primeiro dia, como habitual, será realizado em Lisboa e os outros três dias que se seguem rumam destino ao Porto. Seguindo o exemplo da semanas de moda internacionais, o Portugal Fashion elege um conjunto de edifícios emblemáticos como palco de apresentação das colecções para a próxima estação fria.

Não obstante, a escolha deste ano torna-se sublime à luz do património nacional, onde o destaque vai para o Palácio da Foz e Carpintaria de São Lázaro, na capital, e a Escola Rodrigues de Freitas, o Palácio dos CTT, o Palácio da Bolsa e o Edifício da Alfândega no coração consagrado de Portugal, a cidade do Porto.

O evento, que se inicia já amanhã, 25 de Março, pelas 19:30 no Palácio da Foz com a apresentação de Storytailors, irá ser o palco onde se confronta o que de melhor se faz a nível nacional, pondo designers emergentes em contacto com veteranos da indústria. Face a este início triunfal, nomes como Hibu e Carla Pontes surgem de seguida, na Capela de São Lázaro pelas 21:30, sendo seguidos pelo nome que encerra este primeiro dia: a dupla Alves Gonçalves, no mesmo local.


Estando o primeiro dia realizado, é hora de mover tropas para a Invicta onde as portas serão abertas ao exército da indústria da moda, às 19:00, na Escola Rodrigues de Freitas, com a apresentação de Luís Buchinho. Indo ao encontro da última edição, o evento prossegue até ao Palácio dos CTT para que a magia seja feita na forma das colecções de Katty Xiomara e Pedro Pedro, mais um designer que regressa às passerelles do Portugal Fashion.

Sexta-feira, 27 de Março, as atenções centram-se em vários aspectos, sendo um deles o facto de, neste dia, o evento se estrear no consagradíssimo Palácio da Bolsa. Marca-se o início quando os ponteiros do relógio apontarem as 17:30 com Meam by Ricardo Pedro, Diogo Miranda, Carlos Gil, Estelita Mendonça, Susana Bettencourt, Anabela Baldaque, Miguel Viera, entre outros.

Depois de três dias a reflectir moda no engendro social, a organização do Portugal Fashion exerce uma pressão naquele que se vê como o desfecho de mais uma edição. De volta às origens, o local escolhido passa pela Alfândega do Porto com desfiles a partir das 17:00, incorporando 7 marcas de calçado com 4 de vestuário. Não obstante, destaques e focos sejam apontados para designers e marcas que já provaram, em território nacional e internacional, aquilo de que são feitos: Nuno Baltazar, Luís Onofre, Vicri, Lion Of Porches, Dielmar e Fátima Lopes - que encerra, uma vez mais, o evento.

Em simultâneo a todos os desfiles, podemos contar com a plataforma Bloom, preponderante na rampa de lançamento de novos designers, representada nesta edição por 6 designers 4 marcas colectivas.

Tiago Miguel Andrade

blogger templatesblogger widgets

0 Comentários:

Enviar um comentário