sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Erykah Badu para Givenchy SS14

Erykah Badu, a cantora neo-soul, foi escolhida por Riccardo Tisci, Director Criativo da Givenchy desde 2005, para ser a estrela da nova campanha publicitária da marca.

Tisci é conhecido pelo seu olho para escolher novas e estranhas caras que, usualmente, funcionam de forma fantástica nas suas campanhas, e, desta vez, a escolha recaiu sobre Erykah Badu. O designer justificou esta decisão afirmando que sempre teve a imagem da cantora em mente à medida que ia construindo a colecção que se traduz numa mistura de influências africanas e japonesas.
Erykah, she’s an icon—come on! What I want to do with my advertising campaign is spread the love. Already now it’s been three seasons that I’ve been using people that express something—they are great artists, or beautiful women, or stylish women, or models that I really believe in. It’s kind of a family portfolio.”
Erykah Badu para Givenchy SS14

Esta notícia surge como seguimento da onda de contestação que tem vindo a surgir na indústria da moda relativamente à homogeneidade que se verifica nas passarelas e fora delas. No entanto, a Givenchy está longe de receber qualquer reprimenda neste sentido, visto as suas campanhas serem, na maior parte, compostas por modelos de cor.
“It’s 2013. Everybody’s being so cool about Instagram, about Facebook, any media—everybody’s being so open. At the end of the day, why are not so many black girls or Latin girls in shows? When you have an American president who is black! When I see this happening, it’s quite sad, I think. People can be so avant-garde, so advanced, but actually not, because people are still making differences between skin color”, foram as palavras do designer quando confrontado com este tema.
Igual destaque merece a jovem manequim luso-angolana, Maria Borges, que faz a sua primeira aparição numa campanha da marca, após ter participado em alguns desfiles e lookbooks da mesma.

Riley M. e Maria Borges para Givenchy SS14

Marta F. Cardoso e Joana Costa

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