quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Fotografia retirada do site Pantone

Todos os anos a Pantone revela a cor do ano, assim como dita as tendências de cores ao nível do design de moda tanto para Primavera-Verão como para Outono-Inverno. Para o ano que se avizinha, a empresa elegeu a "Radiant Orchid" como a cor de destaque.

"Radiant Orchid" em tecido
Fonte: Pantone

Pantone, ditadora de tendências e conhecida pelos seus sistemas de cores utilizados em todas as indústrias gráficas, foi fundada em 1962 por Lawrence Herbert. Com sede em New Jersey, esta empresa começou por produzir pequenos cartões de cores para a cosmética. Contudo, rapidamente foi sentida a necessidade de criar um sistema de cores em formato de livro. Assim, em 1963, nasceu o primeiro sistema de cores da Pantone que consistia num grande número de cartões impressos com uma série de cores da mesma família, tendo cada uma a sua própria referência. Desta forma, num determinado cartão, era possível encontrar, por exemplo, a cor encarnada, sendo que o tom da mesma ia variando de claro para escuro ou vice-versa. Hoje em dia mantém-se a mesma lógica.

Guia Pantone, especialmente focado numa gama de cores
Fonte: Pantone

Anualmente, os Guias Pantone são revistos, reformulados e rearranjados, podendo ser adicionadas novas cores a cada ano que passa. O intuito destes Guias é o de proporcionar aos profissionais de design, sejam eles do ramo imobiliário, da moda, da arquitectura ou de qualquer outra indústria, uma forma prática de escolher as cores desejadas para utilizar nos seus trabalhos.

No que diz respeito à área da moda, a Pantone, como mencionado anteriormente, elege a cor-tendência do ano e dita as cores que se irão usar em cada estação. Para isso, anualmente e semestralmente, estão disponíveis no site oficial diversos relatórios sobre este assunto. No preciso momento, já se encontra disponível o press release sobre a cor do ano que pode ser consultado aqui.
"Radiant Orchid" aplicada em artigos de moda
Fonte: catchy.ro

Marta F. Cardoso

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