terça-feira, 5 de novembro de 2013

Nicolas Ghesquière
Foto de: Karim Sadli / businessoffashioncom

Ontem, dia 4 de Novembro, a Louis Vuitton anunciou Nicolas Ghesquière como o seu novo Director Criativo.

A especulação sobre quem iria ocupar o cargo deixado por Marc Jacobs, no mês passado, era muita. A maioria dos rumores apontavam para Ghesquière como o escolhido. O designer de 42 anos deixou, há cerca de um ano, o cargo de Director Criativo na Balenciaga, que ocupou durante 15 anos.

Ghesquière vai assumir de imediato o novo posto na Louis Vuitton e irá apresentar a sua primeira colecção para a marca em Março, na Semana da Moda de Paris.

A LV está bastante satisfeita com esta contratação e afirma que Ghesquière irá trazer "uma visão moderna e criativa para as colecções femininas da casa". Um dos objectivos do designer será (re)energizar e (re)elevar a moda da Louis Vuitton que, recentemente, tem vindo a perder o seu requinte exclusivo devido à generalização de padrões de marcas de luxo. 

Para Ghesquiére, a Louis Vuitton sempre encarnou o símbolo de ultimate luxury, inovação e exploração. O designer diz: "Estou muito honrado com esta missão que me foi incumbida e orgulhoso por me ir juntar à história desta grande casa. Partilhamos valores comuns e uma visão, mal posso esperar por me juntar à equipa. Juntos vamos construir o futuro da marca, enquanto preservamos a sua prestigiada herança".

A Louis Vuitton tem vindo a fazer várias contratações no sentido de dar à marca uma reputação de elite. Em Dezembro do ano passado, Michael Burke, da LVMH, foi nomeado Chefe Executivo da LV e, mais recentemente, Delphine Arnauld (filha do presidente da LVMH e ex vice-gerente geral da Dior) assumiu a supervisão de todas as actividades relacionadas com produtos. Darren Spaziani, que já trabalhou anteriormente com Ghesquière na Balenciaga, foi nomeado designer de acessórios.

Ghesquière conduziu a Balenciaga a um novo nível, transformando-a com a sua visão criativa, estruturas esculturais e uso de tecidos modernos. O desafio será adaptar-se a uma marca de luxo como a Louis Vuitton que tem um nível de vendas muito superior à da Balenciaga e cuja clientela é global.

Joana Costa

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