quinta-feira, 17 de outubro de 2013


Aos coordenados grunge de Marques ' Almeida, seguiu-se a colecção "Sal" de Ricardo Preto. O desfile abriu com a manequim Nayma Mingas que, uma vez mais, pisou a passarela nesta edição da ModaLisboa.

O designer apostou em peças muito seguras e aptas para serem usadas em diversos ambientes e contextos. Sempre com um olho comercial, Ricardo Preto elaborou uma colecção muito completa que se caracterizou, essencialmente, pela fluidez dos tecidos e padrões arriscados.

O branco, preto, cinza, azul, prateado, dourado, menta e as aplicações de pedrarias (misturadas com missangas e pequenos pedaços de madeira) surgem novamente debaixo dos holofotes. Nos coordenados finais, o designer apresentou peças inspiradas em quadros e pinturas clássicas, surgindo muitos encarnados e castanhos.

Fotografias oficiais ModaLisboa, por Rui Vasco

Aleksandar Protic inspirou-se na escultura de Zlata Markov, Icarus. Através dela, o designer trabalhou a ideia de voar a caminho do Sol. Antes do desfile começar, a imprensa foi presenteada com blocos de notas. Pessoalmente, achei a ideia genial, visto que hoje em dia ninguém recorre à caneta e papel, sendo que a maioria da imprensa usa iPads ou outros dispositivos tecnológicos (a propósito desta questão sugiro a leitura deste artigo).

Surgiram muitos drapeados, silhuetas longas e volumetrias em cores frias e escuras, marcando uma elegância apurada desde o início até ao fim da apresentação que se misturou com um toque desportivo e urbano.

Uma vez mais, Protic alia-se à marca de calçado Dkode, mostrando a importância do calçado adequado para a apresentação de uma colecção.

Fotografias oficiais ModaLisboa, por Rui Vasco
Sapatos: Dkode

A dupla de designers da marca White Tent, formada por Pedro Noronha-Feio e Evgenia Tabakova, inspirou-se em uniformes de judo para esta colecção Primavera-Verão 2014. Apesar de ter sido mantido o feeling desportivo e jovem, os coordenados apresentados surgem mais maduros e sofisticados, fungindo um pouco à simplicidade e ao minimalismo aos quais estamos habituados.

Destacamos a colaboração ao nível do calçado com a Fly London, que continua a resultar às mil maravilhas. De igual destaque surgem os prints, as saias e os calções combinados com partes de cima mais quentes, os diferentes tipos de mangas, as cinturas marcadas e os amorosos bolsos.

Fotografias oficiais ModaLisboa, por Rui Vasco
Sapatos: Fly London

A fechar a noite e esta 41ª edição da ModaLisboa, EVER.NOW, esteve o designer Nuno Baltazar.

"Stabat Mater" assinalou os 15 anos de apresentações na ModaLisboa, debruçando-se sob inspirações sacras claramente visíveis quer na música, quer no vestuário. Entre linhas clássicas, surgiram drapeados, folhos e assimetrias. Numa clara paleta de cores neutras e frias, apareceram azuis brilhantes que se destacaram pela sua intensidade.

Fotografias oficiais da ModaLisboa, por Rui Vasco
Cabelos: Vasco Freitas, Maquilhagem: Cristina Gomes, Antónia Rosa
Tecidos: Riopele, Sapatos: Jj Heitor Shoes, Apoio: Seat

E assim termina mais uma edição da ModaLisboa.

Foi uma edição marcada pela diferença e inovação, tendo os designers portugueses apostado em áreas das quais normalmente costumam fugir, nomeadamente no que concerne a padrões e cores. Alguns desenvolveram as suas marcas até outro patamar, reformulando a estética para outro nível. Outros, trabalharam com novos materiais e ressuscitaram inspirações de décadas passadas.

O Sangue Novo, com a naturalidade que caracteriza os jovens recém-licenciados em design de moda, mostrou que a conceptualidade é a chave para uma boa colecção, seja ela mais ou menos evidente nas peças, tendo marcado esta edição positivamente.

Assim, fazendo jus ao tema EVER.NOW, os criadores nacionais mostraram que o futuro se faz agora, deixando a certeza de que esta 41ª edição foi uma das edições mais marcantes e inovadoras. Falando pela equipa do Trend me too, ao chegar a casa, ficámos com uma sensação de esperança de que o futuro da moda possa, daqui para a frente, vir a desenvolver-se de uma forma mais dinâmica, justa e criativa.

Até já, ModaLisboa. Vemo-nos novamente em Março de 2014!

Marta F. Cardoso

blogger templatesblogger widgets

0 Comentários:

Enviar um comentário