domingo, 27 de outubro de 2013


A marca Lacoste comemorou o seu 80º aniversário e, com ele, surgiram 80 novos crocodilos desenhados pela mão do designer Peter Saville.

O objectivo seria reinventar o icónico pólo L.12.12., lançado em 1927 por René Lacoste. Na altura, o pólo foi assim chamado por o nome escolhido conter aspectos que o caracterizam: L de Lacoste, 1 de tecido único (cotton petit piqué), 2 de duas mangas curtas e o 12 a representar o número de versões efectuadas até que René Lacoste estivesse satisfeito com o resultado. "One letter, four numbers, a code name", tal como descreve o slogan associado a esta peça.

O aspecto deste pólo tornou-se rapidamente muito conhecido, devido, essencialmente, ao seu uso por desportistas, nomeadamente jogadores de ténis. Assim, para o descrever, basta apenas falar "daquele pólo branco com um crocodilo verde" que, imediatamente, já toda a gente sabe ao que nos estamos a referir.

De forma a manter a essência que o caracteriza, Peter Saville manteve o branco do pólo e o verde do crocodilo. Apesar disso, desconstruiu a forma do logótipo, revelando uma imensa criatividade e, acima de tudo, um grande sentido de humor.


Escolher um preferido de entre 80 crocodilos tão originais, não é fácil. Apesar disso, tentei fazer um esforço. Acabei escolher este crocodilo em questão porque cada vez que olho para ele, tenho uma enorme vontade de desatar a rir.


Marta F. Cardoso

blogger templatesblogger widgets

0 Comentários:

Enviar um comentário