sexta-feira, 27 de setembro de 2013


Ontem, na passada tarde de 26 de Setembro, o desfile de Nina Ricci Spring 2014 RTW na Semana da Moda de Paris foi invadido por dois membros da FEMEN, o grupo feminista ucraniano cuja marca registada são os protestos em topless

Segurança retira as duas protestantes da passarela


As duas raparigas apareceram na passarela em tronco nu e correram em direcção aos fotógrafos. Nos seus corpos, a tinta negra, liam-se expressões como "Fashion Dictaterror" e "Models don’t go to brothel", esta segunda bastante semelhante ao lema do grupo: "A Uncrânia não é um bordel".

As protestantes foram rapidamente retiradas de cena pelos seguranças e o desfile decorreu sem mais percalços.


As activistas da FEMEN lutam contra a exploração do corpo feminino, o turismo sexual, o racismo e outros tópicos sociais. No site oficial a FEMEN é descrita como: "the ability to feel the problems of the world, beat it with the naked truth and bare nerve".

O grupo tem vindo a chamar cada vez mais atenção com as suas tácticas de protestos "bastante nuas" e esta não é a primeira vez que marcaram presença na Semana da Moda de Milão. Em Fevereiro de 2012, no exterior do desfile Versace Fall-Winter 2012-2013 apareceram em topless e com vários cartazes de protesto.


Desta vez conseguiram entrar no recinto e interromper o desfile. As manequins, no entanto, continuaram a desfilar quase alheias ao que estava a acontecer.

Membros da FEMEN no exterior do desfile Versace Fall-Winter 2012-2013
na Semana da Moda de Milão

FEMEN no desfile de Nina Ricci

Joana Costa

blogger templatesblogger widgets

0 Comentários:

Enviar um comentário