segunda-feira, 25 de março de 2013


- Valentim Quaresma
De nome "Daydream", a colecção apresentada hoje por Valentim Quaresma deixou-me realmente a sonhar acordada. Destaque especial para os materiais usados: couro, pêlo e pilhas. As peças apresentadas colocam em confronto as ideias de industrialização e de criatividade, mostrando que, por vezes, este confronto pode deixar marcas na pele provocadas pelo automatismo e condicionadas pela clausura a que a mente e o corpo são sujeitos. E eu que andava ultimamente com uma necessidade imensa de experimentar novas emoções consegui isso neste desfile. Intenso, muito intenso, é a melhor forma de o caracterizar.

Fotografia por Rui Vasco


- Monika Ptaszek
"Warship" foi o nome escolhido pela designer convidada a estar presente nesta edição da ModaLisboa. O navio de guerra naufragou, restaram os sobreviventes. Destaque para os casacos gastos e rasgados, opção que se justifica talvez por serem a simbologia dos recursos parcos dos marinheiros nos quais esta colecção encontra a sua inspiração. Igual destaque para o styling, nomeadamente para a maquilhagem dos olhos que, olhando de perto, fazia lembrar lágrimas. Achei a colecção muito bem pensada, adorando o conceito. Contudo, creio que faltou uma quota de complexidade, pois achei-a, em determinadas alturas, um quanto básica e isso reflectiu-se no uso da lixíva para o desgaste dos tecidos.

Fotografia por Rui Vasco


- Ricardo Dourado
Intitulada como "Soweto", a colecção de Ricardo Dourado foi uma das mais aclamadas do dia de hoje. As músicas escolhidas fizeram as pessoas sorrir e dançar. De um lado ao outro da sala foram-se trocando olhares e risotas num tom de como quem diz "estou a adorar isto". O desfile começou com uma tela em branco onde, de forma evolutiva, se foram pintando diversos quadros, todos eles alusivos à cidade que lhe deu tema. Destaque para os drapeados, pregas e jogo de assimetrias, assim como para os motivos gráficos e volumes já característicos. Adorei a escolha dos ténis New Balance a acompanhar a colecção, não fosse a mesma acerca de uma cidade sul-africana, zona onde a produção de ténis reina.

Fotografia por Rui Vasco


Marta F. Cardoso

blogger templatesblogger widgets

0 Comentários:

Enviar um comentário