sexta-feira, 18 de maio de 2012

Lembram-se de no post anterior vos ter falado de umas novidades muito boas que iam acontecer esta 5ª Feira? Cá estão elas!

 Fui convidada para participar na rúbrica "5 dias - 5 bloggers", um projecto desenvolvido pela Justimpress. A partir de hoje, à 5ª Feira, podem contar com um artigo meu divulgado nesta página! Aqui fica o primeiro (para facilitar o acesso àqueles que não têm conta no facebook).

Espero que gostem : ) ♥


Olá a todos!

Sendo este o meu primeiro artigo, resultante da colaboração no projecto “5 dias - 5 bloggers” levado a cabo pela Justimpress, pensei em escrever-vos acerca do que a moda significa para mim, num registo mais pessoal.

Antes de mais, gostaria de dizer que estou muito feliz e entusiasmada por ter sido convidada a participar neste projecto e por estar a colaborar com uma agência que desenvolve actividades muito interessantes na área da moda, principalmente no que diz respeito à divulgação de novos talentos.

Foi com um enorme gosto que aceitei vir-vos escrever semanalmente acerca de um dos temas que mais me dá prazer em abordar. A moda, para mim, é uma forma de se contar uma história e de se fazer transparecer a nossa personalidade. É uma arte que só faz sentido se for partilhada e é com esse intuito de partilha que vos passarei a escrever, a partir de hoje, todas as quintas-feiras.

Quero começar por vos dizer que a moda em Portugal é uma área que, neste momento, se encontra em constante crescimento, não só no que diz respeito ao nível económico, mas também no que concerne ao nível de abertura sociocultural.

Quando nasci, em 1990, Portugal era, tal como eu, um protótipo de adulto no que diz respeito ao design de moda por excelência. Assim como eu fui crescendo, também a moda em Portugal o foi, sofrendo várias mutações e alterações ao longo dos anos.

Tinha eu um ano de idade quando a ModaLisboa viu a sua primeira edição nascer. 1991 foi o ano da criação do projecto mais inovador e ambicioso na área da moda em Portugal, podendo nós, amantes de moda, agradecer a persistência e dedicação de Eduarda Abbondanza e de Mário Matos Ribeiro, pioneiros neste projecto.

A partir desta altura, a criatividade e imaginação dos designers portugueses foi tomando novas formas e diferentes proporções. As influências da moda estrangeira e das várias parcerias e colaborações, conseguidas ao longo dos anos, foram muito importantes para colocar Portugal, neste caso específico Lisboa, no mapa das cidades europeias influentes no ramo e na indústria da moda.

Tudo isto serviu para vos transmitir a ideia de que a evolução da moda no nosso país faz parte de um processo que conta já com 21 anos de existência, tendo alcançado a sua 38ª edição em Março deste ano. Por isso, para definirmos o conceito de moda, não nos podemos meramente cingir a um dicionário. É preciso perceber o seu contexto temporal, social, cultural e também é necessário compreender as suas origens. E foi justamente todo este amor que tenho à história, ao conhecimento e à arte que me levou a seguir o meu caminho por dentro desta área tão complexa que é a moda.

Neste momento, estou a terminar a licenciatura em Comunicação e Cultura, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. O meu sonho e objectivo de vida é ingressar por uma carreira em jornalismo de moda, pelo que os meus interesses prendem-se sobretudo nas áreas da escrita e na edição de textos.

Nesta colaboração semanal, espero trazer-vos artigos relacionados essencialmente com história, marcas, designers, tendências e novos talentos. Porque, para mim, a moda é um mundo em que podemos conceptualizar aquilo que nos rodeia e brincar ao faz-de-conta enquanto lidamos com o que é real. Só que, para isso, não só é preciso saber fazer moda, como também é necessário aprender a ser moda. Espero que as minhas crónicas vos inspirem a aprender a sê-lo.

Até quinta-feira!

Marta F. Cardoso

Hugs and smooches,
Mar

blogger templatesblogger widgets

6 Comentários:

  1. Cá estaremos para ver o que tens para nós nas próximas semanas =). Ah e obrigado pelo voto.

    agulhabairrista.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Enganei-me no último comentário*
    Gostei mesmo muito do teu artigo Marta!

    vintageflavourss.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Congrats, this is great news :D

    http://www.101fashionstreet.com/

    ResponderEliminar
  4. Parabéns! Vou tentar não me esquecer e quinta-feira passar por lá :)

    Kisses, Em**


    http://simplicityischic.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Acho sem duvida isto uma optima iniciativa de parte da jutimpress e do blog! escolheram o blog ideal!
    ^Tu sabes o que dizes e como o dizes , parabens por isso! :D

    ResponderEliminar
  6. Deixo-vos a todos um beijinho enorme e um GRANDE obrigada pelo apoio :) *

    ResponderEliminar