Depois da onda descontraída que Cia. Marítima deixou na passarela, chegou a vez de Alexandra Moura apresentar as suas propostas para a Primavera-Verão 2014. O desfile abriu com Rita Gonçalves, ao mesmo tempo que se ouviam sons de água a pingar. A mochila apresentada pelo manequim Marlon Nicolau tinha alguns pingos e os cabelos dos manequins estavam escorridos, assim como os seus corpos e caras se apresentavam molhados.
"Primeiro a água... Depois a luz" parte de uma reflexão relativamente à mostra anterior da designer. A colecção parte do preto, passa pelo azul e pelo branco, fechando com o amarelo. Desta forma, Alexandra Moura retrata aquilo a que o nome da apresentação faz alusão: a procura pela luz. Silhuetas rectas e tubulares traduzem-se em tecidos impermeáveis e com padrões florais muito minimalistas, dando força à estética que caracteriza Alexandra Moura.
Sapatos: Alexandra Moura + Goldmud, Apoio: YKK |
Miguel Vieira seguiu na celebração dos seus 25 anos de carreira, tendo iniciado o desfile com um pequeno vídeo de várias personalidades a cantar os parabéns ao designer. A apresentação de "Origens" abre com a manequim Milena Cardoso. A colecção revelou-se muito fiel à estética de Miguel Vieira, sendo a grande novidade a aplicação de jóias e pedrarias nas peças da qual, confessamos, não ter ficado fãs.
No que diz respeito ao vestuário masculino, o designer apresenta, como habitualmente o faz, um homem muito feminino e cuidado. Surgem tons menta, brancos, cinzentos, salmão, bordeaux, preto e azulão. As linhas direitas e as aberturas nas costas, assim como algumas assimetrias nas saias e tops, revelaram ser pormenores que conferiram riqueza ao vestuário.
Nesta mostra, Miguel Vieira surpreendeu todo o público presente quando surgiu uma menina na passarela. A ela seguiram-lhe outros tantos e, assim, o designer aproveitou para divulgar alguns coordenados da sua linha Miguel Vieira Kids.
A presença da manequim Nayma Mingas foi muito aclamada, tendo sido este desfile, no geral, muito bem recebido por parte dos presentes. Gostaríamos de destacar os prints com alusão à natureza e os coordenados mais clássicos combinados com ténis. Os vestidos com decotes profundos nas costas também merecem uma especial atenção, assim como os forros com padrões coloridos.
Cabelos: Lúcia Piloto, Maquilhagem: Antónia Rosa |
A fechar o segundo dia do certame esteve Nuno Gama, o conhecido e reconhecido designer pelo seu trabalho com o conceito de virilidade. Não fugindo ao mesmo, Gama apresentou propostas para a Primavera-Verão 2014 absolutamente fantásticas ao nível de confecção.
O azul marcou praticamente todos os coordenados, tendo surgido pequenos apontamentos de encarnado e de neutros. Em "Mosaik", o designer trabalhou os casacos a outro nível, tendo apresentado propostas clássicas e retro que agradarão a um vasto leque masculino.
Fotografias oficiais ModaLisboa, por Rui Vasco Sapatos: Eureka, Head pieces: Porcelanas NG Capacetes: NAU Helmets by Nuno Gama |
Marta F. Cardoso
0 Comentários:
Enviar um comentário