terça-feira, 3 de junho de 2014


Quando surgem opiniões de que a moda é um universo fechado, existem várias respostas que podem ser dadas para o refutar. Assim, Anna Wintour é agora o exemplo mais recente que se pode considerar neste prisma da questão.

Após terem sido aprovadas, pelo Sultão de Brunei, leis que defendem severas punições a indivíduos que pratiquem relações homossexuais e a mulheres que tenham relações extra-conjugais, a Directora-Chefe da Vogue USA, decidiu não habitar o hotel Le Meurice, na próxima semana de moda francesa. 

Frase declarada por Anna Wintour, afirmando que não vai poder ficar hospedada no Le Meurice

A brutalidade das punições - podendo incluir o apedrejamento de homossexuais e mulheres - preocupou Ellen Degeneres que, no seu twitter, afirma que é a favor do boicote ao conjunto de hotéis com ligações a Sultão de Brunei. Existem cada vez mais adeptos da mesma decisão, sendo que Anna Wintour, François-Henri Pinault e Hedi Slimane se identificaram com a causa e apoiaram o movimento, sendo parte dele. Também todas as revistas que pertencem à Condé Nast (empresa à qual a Vogue USA pertence) farão boicote aos hotéis  Dorchester Collection.

Dissension: Russell Crowe said he did not agree with the hotel boycott
Tweet de Russel Crowe a manifestar o seu não-apoio ao boicote da cadeia de hotéis

Contudo, surgem nomes como o de Russell Crowe que não apoiam o boicote, uma vez que é como "magoar" toda uma equipa de trabalho que já considera seus amigos. Veremos até onde esta situação se prolonga, mas esperemos que a igualdade seja atingida, da melhor forma possível. A moda é assim, agente interventivo mesmo em sub-temas orgânicos como políticas mundiais.

Tiago Miguel Andrade

blogger templatesblogger widgets

0 Comentários:

Enviar um comentário