quarta-feira, 29 de janeiro de 2014


A PETA abordou, recentemente, várias marcas e cadeias de retalho com um vídeo chocante onde se pode observar a forma desumana como é recolhido o pêlo dos coelhos angorá, utilizado, mais tarde, em vários produtos de vestuário, como é o caso das muito apreciadas camisolas angorá.

As imagens foram recolhidas na China, país de onde provém cerca de 90% do pêlo angorá.

A crueldade com que são tratados estes animais provocou uma onda de contestação e repulsa que culminou na proibição de produtos com este pêlo por parte de várias marcas.

A H&M e a Acne foram as primeiras a manifestar-se, tendo parado com a produção de produtos com pêlo angorá. A H&M permite, ainda, que os seus clientes façam devoluções na totalidade de quaisquer produtos com pêlo angorá. Esta medida vai de encontro à política de sustentabilidade da H&M.

A estas duas marcas juntaram-se várias outras do Reino Unido e dos EUA, como Stella McCartney, Topshop, Whistles, Calvin Klein e Marks & Spencer.

A ASOS baniu completamente do seu site todos os produtos angorá com origem na China.

Algumas marcas optaram por realizar visitas regulares às fábricas que fornecem este produto, sejam na China ou noutros locais, e por parar a produção até que as condições das mesmas sejam as ideiais.

O dito vídeo pode ser consultado no site da PETA, mas não é recomendado a pessoas sensíveis.

Joana Costa

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