terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Fonte: fashionista.com

Buro 24/7, uma revista russa, publicou uma entrevista no seu site com a editora de moda da GARAGE, Dasha Zhukova. O problema foram as fotografias que foram tiradas para ilustrar a peça em questão.

Dasha Zhukova aparece sentada numa cadeira muito pouco convencional, inspirada num trabalho de Allen Jones que data de 1967. Na altura, o artista britânico criou uma série de cadeiras, onde apenas eram retratadas mulheres brancas, que fazem agora parte da colecção do Museu Tate, em Inglaterra.

Fonte: Fashionista.com

Allen Jones descreve este seu trabalho como sendo o mais radical que alguma vez desenvolveu. O grande problema surge quando se decide reinventar aquilo que o artista tinha assumido como uma forma de interpretação do mundo do trabalho feminino. Assim, a mulher branca é substituída por uma mulher negra que aparece numa posição altamente desconfortável e num claro plano de inferioridade relativamente à entrevistada.

Sejam estas esculturas de mulheres brancas ou negras, todas elas são absolutamente ofensivas, racistas e sexistas, pelo que a publicação desta entrevista tem gerado reacções muito negativas por parte do público.

Entretanto, a Buro 24/7 já respondeu em comunicado oficial (via Instagram - cof cof), pedindo desculpa pela forma como o conteúdo publicado foi interpretado. As fotografias encontram-se, neste momento, já editadas, tendo sido cortadas. Desta forma, a escultura encontra-se omitida da fotografia, o que, na nossa opinião, era algo evitável se tivesse havido bom senso desde o início.
Fonte: Buro 24/7
Pedido de desculpas de Miroslava Duma
Fonte: Instagram
Marta F. Cardoso

blogger templatesblogger widgets

0 Comentários:

Enviar um comentário