Imagem retirada de: lvmh.com |
A LVMH anunciou o novo Young Fashion Designer Prize, um concurso internacional para novos designers que oferece como grande prémio 300 mil euros (405.000 dólares) e um ano de orientação profissional com mentores ligados à companhia.
Delphine Arnault, filha do Director Executivo da LVMH, Bernard Arnault, surgiu com a ideia para esta competição, que vem seguir o seu historial de "caça-talentos" e apoiante de jovens designers. À WWD, Delphine Arnault disse que "o objectivo deste concurso é o de tentar descobrir talentos desconhecidos. A criatividade sempre esteve no centro do que se faz na LVMH. Como líderes na nossa industria, é da nossa responsabilidade encontrar talento e ajudá-lo a crescer, ajudar os designers a estruturar as suas empresas".
Delphine Arnault Fotografia retirada de: wwd.com |
Abertas a todos os designers, entre os 18 e os 40 anos, que já tenham apresentado e vendido duas colecções de womenswear ou menswear, as inscrições/nomeações iniciaram-se no dia 21 de Novembro, no Website oficial do concurso (gerido por uma equipa interna), e terminam no dia 2 de Fevereiro de 2014.
A LVMH irá, com certeza, receber milhares de candidaturas e, como tal, para tornar o Website mais dinâmico e interactivo, todas as semanas é apresentada uma selecção das melhores submissões.
Os 30 semifinalistas escolhidos irão à Semana da Moda de Paris, em Março do próximo ano, onde irão expor os seus produtos, no auditório da companhia, na Avenue Montaigne, e reunir-se com um comité de compradores especializados e estilistas que irá visitar a exposição e votar para reduzir o numero a 10 semifinalistas. A eliminação dos concorrentes será gradual.
O vencedor será escolhido por um painel de juízes composto por grandes nomes da indústria, incluindo Marc Jacobs, Karl Lagerfeld, Nicolas Ghesquiére, Raf Simons, Riccardo Tisci, Humberto Leon, Phoebe Philo e Carol Lim.
Delphine Arnault disse à WWD que o primeiro vencedor deste prémio vai ser escolhido nos finais de Maio de 2014 e terá à sua disponibilidade o auxílio da LVMH na gestão do prémio monetário.
Para além do grande prémio, a companhia, dona de marcas de luxo como a Louis Vuitton, Dior, Céline, e Givenchy, vai oferecer também bolsas de 10 mil euros e um lugar no estúdio de design de uma marca LVMH, durante um ano, a três graduados na área da moda. Segundo Delphine Arnault, este é o prémio com o qual "todo o estudante sonha".
Joana Costa
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