quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O filme "House of Versace" da Lifetime, inspirado no livro de Deborah Ball, "House of Versace: The Untold Story of Genius, Murder and Survival", estreou no passado dia 5 de Outubro, tal como noticiado pelo Trend me too. A opinião geral parece ser que ficou muito aquém daquilo que uma história como a da família Versace merecia.

No seu auge, década de 90, a marca italiana gritava a sua história através das roupas sempre exuberantes. A construção do império Versace é marcada por elementos dramáticos e interessantes: supermodelos, assassinatos, droga, testamentos rancorosos, a recuperação de um império…

A Lifetime fez um trabalho aborrecido e banal, quando comparado com a realidade, tornando a história digna de uma série barata e sem grandes emoções. Com diálogos estranhos e pouco marcantes: “Se eu não tivesse desistido da escola para te vir ajudar, não passavas do cliente mais bem vestido na casa de ópera de Reggio calábria”, “Vai brincar com o teu namorado!” (Donatella, interpretada por Gina Gershon, para o irmão Gianni Versace, interpretado por Enrico Colantoni, nas várias discussões que tinham).

Cena do filme "House of Versace"

As roupas em falsos metálicos Versace também deixam muito a desejar de um filme sobre a casa de moda italiana. A figurinista de "House of Versace", Claire Nadon, em entrevista com The Daily Mail, defendeu o seu trabalho dizendo que é difícil recriar os designs de Gianni com baixo orçamento e em tão pouco tempo.

Campanha Versace, 1994 (dta.)
Recriação no filme "House of Versace" (esq.)


Olhando para a recriação que o filme fez da campanha publicitária da Versace de 1994 com Christy Turlington, Stephanie Seymour, Nadja Auermann, Cláudia Schiffer e Cindy Crawford, não há comparação possível.

Donatella Versace (Gina Gershon) a encher o seu rímel de cocaína

Grande parte do filme centra-se na figura de Donatella Versace e a sua luta para continuar o trabalho do seu irmão, Gianni Versace, assassinado em Miami. A designer, que passa a maioria do tempo a inalar a cocaína escondida no seu tubo dourado de rímel, enfrenta grandes dúvidas existenciais e falta de confiança nos seus desenhos aborrecidos e vai afastando todos à sua volta, incluindo família, amigos e colegas.

Primeiro desfile de Donatella no filme, após a morte de Gianni Versace

No primeiro desfile de Donatella após a morte do seu irmão, a designer corre do palco após ver a imagem de Gianni pendurada no topo da passadeira, dizendo: “Eles só vieram pelo Gianni!”.

No geral, é um filme pouco dramático que não trata da forma mais interessante a história da família Versace e da sua luta para manter o legado de Gianni Versace.

Não digam a ninguém, mas o filme está disponível aqui e aqui.

(Fotos de: Lifetime)

Joana Costa

blogger templatesblogger widgets

2 Comentários:

  1. eu gostei do filme, sendo que tem que ser avaliado pelas suas limitações. primeiro é um filme feito para televisão, o orçamento como disseram foi baixo, muito baixo até. depois, não houve o apoio da casa versace, ou seja, a recriação de quaisquer looks estaria fora de questão, por isso procurar comparações é um absurdo. para além disso, temos de olhar para este produto televisivo como uma obra de ficção que não teve pretensões algumas. prezo pelo menos o esforço que houve em por este projecto de pé, falar sobre uma casa que redefiniu patamares criativos na área do design de moda. eu sou seguidor #1 da versace e de tudo o que lhe está relacionado e não fiquei de todo decepcionado com o filme. se calhar porque não elevei as minhas expectativas ao ponto de achar que seria uma obra de cinema de autor, pelo contrário, gostei da 'recriação', gostei de conhecer, embora de forma hiperbólica, alguns detalhes da construção do império que não sabia. o tempo também não foi muito mas a caricatura da gina gershon foi divertida e dramática quando teve de ser. óbviamente como apaixonado pela versace, adoraria ver uma reconstrução mais fiel, com as criações originais e um budget interminável, ou até um documentário que fosse vá... mas isso é muito pouco provável portanto, prefiro contentar-me com o 'house of versace' do que com nada. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Zé :) Apesar de pessoalmente não gostar tanto de Versace quanto tu, percebo perfeitamente o teu ponto de vista, com o qual concordo em absoluto. De um ponto de vista meramente pessoal, eu não gostei do filme. Não me consegui relacionar nem identificar com o mesmo. Mas, lá está, é meramente uma opinião. Fico muito feliz por terem levado o filme a cabo e espero, sinceramente, que se façam mais e melhores sobre outras marcas e outras histórias! Obrigada por deixares a tua opinião :) Um beijinho, Marta.

      Eliminar