segunda-feira, 30 de julho de 2012


Olá a todos!
Esta 2ª Feira trago-vos um artigo sobre polka dots.

Antes de começar a falar da presença deste padrão na moda ao longo dos tempos, coloco-vos uma pergunta pertinente: sabem de onde surge esta designação? O termo polka dots surgiu pela primeira vez na revista Godey's Lady's Book, em 1857: "Scarf of muslin, for light summer wear (...) surrounded by a scalloped edge, embroidered in rows of round polka dots".

O seu nome é retirado do estilo de dança que, naqueles anos, varria a Inglaterra e a América, a polca. Isto pode criar alguma confusão quanto ao seu significado, dando a entender que o padrão possa estar associado à dança em si, tal não é verdade. O nome apenas foi escolhido devido à popularidade da dança no momento em que o padrão se tornou moda, assim como aconteceu com outros produtos e modas.

O padrão consiste num conjunto de círculos preenchidos, geralmente de tamanho igual, com um ligeiro espaçamento entre si. Tradicionalmente é usado nas roupas de artistas do flamenco mas, nos finais dos anos 80 e início dos anos 90, ficou associado à designer Carolina Herrera que o utilizou na maioria dos seus vestidos. Em 2006, os polka dots tornaram-se num statment, sendo usado em lenços, saias, vestidos e tops pelo Reino Unido.

É um padrão mais comum em estilos informais, utilizado, por exemplo, em fatos-de-banho e lingerie. No entanto, os white-on-black dots surgem, por vezes, em contextos mais formais.

Marilyn Monroe num conjunto swimwear em polka dots

Os polka dots são um padrão que vai surgindo como tendência na moda de tempos a tempos. Em 2009, designers como Michael Kors e marcas como Miu Miu usaram-no frequentemente nas suas criações.

Sapatos polka dots (Miu Miu)
Semana da Moda de Nova Iorque (Michael Kors, 2009)

No Outono de 2011, o padrão tornou-se novamente numa fashion trend, usado em várias peças: sapatos, vestidos, malas....

Malas e vestidos em padrão polka dots

Este ano, 2012, vimos a tendência do uso do padrão emergir, uma vez mais, numa colaboração entre a Louis Vuitton e Yayoi Kusama.

Campanha Louis Vuitton com Yayoi Kusama

Para além de ter sido tendência em várias alturas, como foi referido acima, o padrão foi sendo aperfeiçoado por grandes nomes do mundo da moda:
 Carolina Herrera, Michael Kors (mencionados acima), Marc Jacobs (que tem vindo, desde o início da sua carreira, a inspirar-se nos polka dots para as suas criações), entre outros.

Vestido Carolina Herrera ao lado de um look assinado por Marc Jacobs

Os polka dots foram, e continuam a ser, protagonizados por diversas personalidades como Jennifer Connelly e Pixie Geldof.

Jennifer Connelly com blusa em polka dotsPixie Geldof num vestido do mesmo padrão

O padrão foi parte marcante do estilo glamoroso de Marilyn Monroe que o usava em diversas ocasiões.




A verdade é que, para sumarizar o valor dos polka dots e o toque retro que concede às roupas, nada é melhor do que as palavras de Marc Jacobs: "I don’t think there is ever a wrong time for polka dot..."

Kiss kiss bang bang,
Joana Costa 
_____
Editado e revisto por Marta F. Cardoso

blogger templatesblogger widgets

1 Comentários: