quarta-feira, 14 de março de 2012

A semana da moda de Paris terminou no dia 7 de Março. Contudo, devido ao facto da ModaLisboa ter começado no dia 8 e só ter terminado no dia 12, só hoje vos pude vir mostrar os meus estilistas favoritos que desfilaram a colecção Inverno 2012/2013 RTW (ready to wear) em Paris.
A semana da moda de Paris é tida em conta como uma das semanas da moda mais carismáticas de todo o mundo. Para muitos, chega mesmo a ser considerada o evento do ano e, para outros tantos, é a semana mais aguardada ao longo de todo o ano. É nesta semana da moda que estilistas como Christian Dior, Chanel, Givenchy, Jean Paul Gaultier, Paco Rabanne, Valentino, Louis Vuitton, John Galliano e Yves Saint Laurent lançam as suas colecções em primeira mão. Este ano, todos eles marcaram presença. Mas de quem vos quero falar é dos nossos conhecidos portugueses Fátima Lopes e Felipe Oliveira Baptista, não deixando para trás nomes como Vivienne Westwood e Gareth Pugh (ambos a constar na minha lista de estilistas favoritos, como é sabido).
Fátima Lopes, a conhecida estilista portuguesa, apresentou uma colecção muito geométrica, intitulada "à flor da pele". Revelou-se ser uma colecção marcada tanto por tons fortes, como o encarnado e o bordeaux, bem como por tons mais neutros, como o preto e os nudes. A silhueta das modelos foi realçada através da utilização de padrões e de peças justas, cujo objectivo era funcionarem como uma segunda pele.


Fátima Lopes, colecção completa aqui

Outro português, também bastante conhecido, que desfilou a sua colecção em Paris foi Felipe Oliveira Baptista. Este trabalho em particular não tem um tema em concreto, sendo, segundo o estilista, "uma grande mistura de referências, um trabalho sobre o corte, sobre o uso das cores e um trabalho de inovações técnicas ao nível do têxtil" (fonte: Caras). O grande destaque vai para os padrões, para o azul (muito utilizado também pelos estilistas que lançaram as colecções na ModaLisboa, como já referi nos outros posts) e para as geometrias.


Felipe Oliveira Baptista, colecção completa aqui

No que diz respeito ao resto das colecções apresentadas, os meus olhos caíram inevitavelmente para os nomes já mencionados acima. Apesar de ter adorado outras tantas colecções apresentadas este mês em Paris, foram Vivienne Westwood e Gareth Pugh que me deixaram de queixo caído, por diferentes motivos. Começando pela Vivienne Westwood, a sua colecção foi inspirada no século 17, nomeadamente nos bravos heróis do passado. Uma vez mais, Vivienne utiliza o xadrez (já uma imagem de marca, devido à sua influência londrina). A colecção prima pela ousadia, tendo sido aprentados looks que só grandes heróis teriam a coragem de usar.


Vivienne Westwood, colecção completa aqui

Gareth Pugh, uma referência na originalidade, inspirou-se no misterioso e obscuro como já é habitual da sua parte. A colecção é marcada por uma paleta de cores muito escuras e neutras, como é o caso do preto e do cinzento. Gareth recorreu muito à mistura de tecidos, para dar um ar "mutante" à colecção e evidenciar a força da mulher. Como sempre, ficamos com a ideia de que Gareth vê à frente do nosso tempo, pelo que a colecção pode, sem dúvida alguma, caracterizar-se por ser surreal e futurista.


Gareth Pugh, colecção completa aqui

E terminou assim mais uma semana da moda. Neste momento, está a decorrer a semana da moda de Los Angeles que acaba no dia 18 de Março. Podem contar com um artigo de review para essa altura!

Hugs and smooches,
Mar

blogger templatesblogger widgets

3 Comentários:

  1. Nada mau a coleção da F.L., com sinceridade já não acompanhava os desfiles dela há imenso tempo e, embora seja contra o uso de peles, nas colecções, não posso negar que esta tem alguns cortes muito elegantes, o meu preferido: http://nymag.com/fashion/fashionshows/2012/fall/main/europe/womenrunway/fatimalopes/#slide21&ss1
    Gareth Pugh, não conhecia, mas mais uma vez e, tal como na moda Lisboa, são visíveis as camadas, e o pelo que será tendência no próximo inverno (?). Saliento os casacos compridos, extremamente belos, e as golas altas de grandes dimensões que penso serem verdadeiramente elegantes. O meu preferido: http://nymag.com/fashion/fashionshows/2012/fall/main/europe/womenrunway/garethpugh/#slide23&ss1
    Sobre Vivienne Westwood, já nos habituou à sua excentricidade artística, pelo que dela, esperaremos sempre algo fora do poderio dos comuns mortais, uma colecção interessante, utópica no sentido em que não vejo muitos corajosos usarem isto no dia a dia, no entanto, a proposta é lançada com glamour, em alguns conjuntos reportei a imaginação à colecção de D&G, as duas com um contexto dramático embora diferente. Gosto muito dela, o meu preferido: http://nymag.com/fashion/fashionshows/2012/fall/main/europe/womenrunway/viviennewestwood/#slide9&ss1
    Espero agora pela próxima semana da moda, LA. :D

    ResponderEliminar
  2. Em portugal temos muito talento e estes dois estilistas são a prova disso!
    Gostei muito da coleção da Fatima Lopes! é uma estilista "em pêras"!

    Gostei muito do blog, estou a seguir.


    visita : wordsjf.blogspot.com


    Joel Alves,

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Inês e Joel pelos vossos comentários!!

    : )

    ResponderEliminar