sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Fotografia retirada de: fashionista.com

A Vogue México apresentou, na sua edição de Novembro de 2013, a modelo Julie Borawska, de 15 anos, violando, assim, pela terceira vez, a sua iniciativa de não contratar modelos menores de idade.

A Health Iniciative da Vogue foi lançada em Junho de 2012 e, em pouco mais de um ano, já foi desrespeitada três vezes. Uma das estipulações desta iniciativa é precisamente a imposição de uma idade mínima para as modelos contratadas - 16 anos.

A primeira violação desta premissa foi com a modelo Ondria Hardin, de 15 anos, que participou na edição de Agosto de 2012 da Vogue China. Foram feitos vários pedidos de desculpa, da parte da editora chefe, Angelica Cheung, e pelo presidente da Condé Nast da altura, Jonathan Newhouse, que garantiu mais cuidado no futuro.

As desculpas, no entanto, não impediram que, no mês seguinte, na edição de Setembro da Vogue Itália, figurasse a modelo de 15 anos, Sarah Kees. Por volta da mesma altura, Thairine Garcia, modelo de 14 anos, foi também fotografada para a Vogue Japão, mas o editorial não foi publicado.

Além das vezes mencionadas acima, a Vogue tem mantido a sua promessa no que toca à contratação de modelos menores de idade. Aliás, a idade das modelos às quais é dada mais atenção nas páginas da revista tem vindo a subir.

A editora chefe da Vogue MéxicoKelly Talamas, respondeu, dizendo que a revista não esteve envolvida na escolha da modelo nem na realização da shoot, tendo comprado a história ao fotógrafo Kevin Sinclair. A Vogue México"contactou Sinclair para clarificar este assunto e identificar onde falhou o protocolo, de forma a que o mesmo não se volte a repetir".

Kevin Sinclair respondeu, numa declaração,  dizendo que tem conhecimento das restrições de idade com a Condé Nast,  mas que não sabia que a modelo tinha 15 anos. "Quando entrámos em contacto com a agência, na Polónia, não nos foi mencionado que [a modelo] era tão jovem. Todos ficámos com a impressão de que a modelo tinha 18 anos, ou mais, e não 15".

Contudo, estas desculpas e justificações são um bocado duvidosas, uma vez que a idade da modelo se encontra exposta no seu perfil da agência e no seu Instagram, tornando muito fácil descobrir esta informação, sem depender de contactos com a agência em si.

Joana Costa

blogger templatesblogger widgets

0 Comentários:

Enviar um comentário