sexta-feira, 27 de dezembro de 2013


A Google Zeitgeist tornou públicas as estatísticas relativas às pesquisas realizadas na Internet. Estas estatísticas encontram-se disponíveis tanto a nível mundial, como especificamente para uma infinidade de países. O Trend me too foi verificar os resultados ligados à área da moda... E não só.


Para 2013, a nível mundial, as marcas de luxo mais pesquisadas contam com nomes como Gucci, Versace e Givenchy, enquanto as pesquisas relativas a marcas massificadas apontam para lojas como Nike, Forever 21 e Victoria's Secret.

Dentro do nosso país, ou seja, a nível nacional, e no que concerne a lojas de retalho, os portugueses pesquisam mais por marcas como a Zara, Pull&Bear e Primark. Já no que diz respeito a lojas de luxo, a pesquisa é tão baixa que os resultados se tornam irrelevantes. Como exemplo, tome-se a casa Givenchy que contabilizou apenas, em estimativa, 2300 pesquisas durante todo o ano ou a Versace que contou, em média, com cerca de 5-10 entradas diárias, perfazendo pouco mais de 2000 pesquisas anuais.

Na categoria de Artes e Entretenimento, os portugueses clicaram mais vezes no enter para pesquisar conteúdos relativos ao Big Brother, Ask.fm e Miley Cyrus. As preocupações de Beleza reflectem-se em unhas de gel, tatuagens e californianas, enquanto nos Livros a opção vai para "Amor à Vida" de José Alencar, um autor brasileiro.

O Jornal mais pesquisado é A Bola e o Programa de Televisão com mais hits de pesquisa é a Casa dos Segredos 4. Nelson Mandela foi a Personalidade mais pesquisada, juntamente com o Papa, perfazendo o mesmo total de pesquisas que um telemóvel.

Na categoria das Ciências, o que mais se pesquisa é em relação ao tempo. O Facebook e o Youtube ganham claramente enquanto Rede Social e relativamente à categoria de Comes e Bebes, o Pingo Doce e o Continente são sem dúvida os preferidos nas pesquisas, principalmente no mês de Dezembro.

Tanto a nível mundial, como nacional, o termo geral mais pesquisado, sem estar inserido em qualquer categoria é "facebook", termo este que ganha a milhas ao seu sucessor, "youtube", por uma diferença que atinge mais do dobro.


Marta F. Cardoso

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